quinta-feira, 18 de julho de 2013

2 PASSO : Viemos acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos a sanidade.


Apos quebrar todas essas negacoes/mecanismos de defesa, nos temos que
dar um segundo passo, que e justamente um passo relacionado com a 
auto-estima.

Nao sei se voces ja perceberam que nos passos de A.A. / N.A., eles 
promovem o dependente e o familiar. Por que o familiar deixou ter nome, 
nao e? Nao e mais fulano de tal ou o cicrano de tal, e aquela louca mae 
de fulano. O D.Q. deixou de ter nome: e o pipador, o bombeiro, o noia,
 o pudim de cachaca... Ele deixou de ter nome, na rua quem bebe, bebe 
porque e sem vergonha; quem se droga se droga por que e marginal, essa 
e a nossa realidade. Dentro dos passos de AA / NA existe uma promocao.

O segundo passo diz: Viemos a acreditar que um poder maior do que nos 
poderia devolver-me a sanidade, ou a saude. Nos so podemos devolver a 
saude para quem? Para quem nao ha tem, quem nao tem saude e um doente, 
isso faz parte da sabedoria popular. Em 1935 a organizacao americana de 
saude considerou o alcoolismo como doenca, em 1977 a OMS (organizacao mundial saude) 
considerou a dependencia quimica como doenca, dependencia de outras substancias 
que alteram uma ou mais funcoes no cerebro.

Entao 30 anos antes da medicina o A.A. entrou com a sabedoria popular, 
entao ele e promovido de sem vergonha para doente, de marginal para doente, 
de louca para doente. Por que nos nao podemos aproveitar essa promocao e 
agarrar isso de todas as formas para que a gente possa ter um outro 
direcionamento de vida?

Porque a pergunta que se faz: onde foi que eu falhei para que acontecesse 
isso comigo? Onde foi que eu errei para que nao pudesse controlar o alcool 
ou a droga? Ai comeco a atribuir: bem nao consigo controlar porque estao
misturando alguma coisa na cachaca, nao consegui controlar porque a droga 
nao e pura.

Na realidade e um processo organico, chamado tolerancia, esse processo organico 
simboliza o seguinte: hoje para voce obter determinado efeito voce toma uma dose, 
amanha para obter o mesmo efeito voce tem que tomar duas doses, depois de amanha 
tres doses, isso e chamado de tolerancia.

No momento em que se instala a dependencia a tendencia dessa tolerancia e de queda.
Muitas vezes voce ve isso no alcoolatra: ele esta tremulo de manha, tomou uma... 
Passa a tremedeira, mas tambem fica ruim, chapado. Eu conheci pessoas que morreram 
de over-dose e que nao chegaram a usar uma grama de cocaina.

Entao existe todo esse processo fisico de tolerancia, essa tolerancia pode ser 
simbolizada por um pico ascendente de consumo e quando se instala a dependencia, 
a tolerancia vai caindo; pois da fase de uso inicial ate a instalacao da dependencia 
existe o prazer fisico, mas a partir do pico mais alto sera so a manutencao da dependencia, 
onde o D.Q. vai usar para nao experimentar a sindrome de abstinencia.

E o que e sindrome de abstinencia? E o desconforto causado pela ausencia da droga/alcool, 
podendo variar de insonia, tremores, alucinacoes ate morte neuronal.

E se tratando de uma doenca eu tenho que estar atento a questao da auto-estima, nao houve 
falha nenhuma, nao houve erro nenhum de minha parte e sim a predisposicao organica em 
desenvolver a tolerancia pela droga / alcool que culminou com a instalacao da dependencia. 
Esse processo e um processo seletivo. Existem estudos cientificos que comprovam a existencia 
de um componente genetico nesse processo.

Entao para isso eu preciso voltar a acreditar num Deus, acreditar em mim, num Deus que eu 
digo seria um poder superior a nos, porque ai entram tambem os papeis que nos vivemos dentro 
da dependencia. Nos vivemos um papel muito comum, nos nao vivemos o papel de Deus, nos vivemos 
o papel de irmao de Deus, tanto o D.Q. quanto o familiar; o familiar "chega perto de Deus e 
bate no ombro de Deus e diz": Deus tira ele do meio daquelas companhias que esta levando ele 
para o buraco; dando conselhos a Deus na cara dura, ou nao? O dependente e a mesma coisa, 
chega perto de Deus e diz: Deus modifica minha mae, meu pai, modifica fulano, Deus me ajuda 
arrumar dinheiro, eu estou sem dinheiro para pagar o bar, o traficante; sempre dando conselhos 
a Deus; tanto o DQ quanto o familiar. E esse o papel que nos temos que abandonar para podermos 
caminhar com nossas proprias pernas e ai entra o...

Nenhum comentário:

Postar um comentário