sábado, 20 de julho de 2013

4 PASSO : Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos


Honestidade.

Nessa honestidade nos temos que incluir aqui uma reavaliacao de vida.
Como esta a minha vida hoje?

Alguns ja conhecem a famosa pizza em pedacos: o lado emocional, o lado 
de relacionamentos que e o lado espiritual dentro dos grupos anonimos, 
o lado familiar, o lado social e lazer, o lado fisico e financeiro e o 
lado profissional ou escolar. Vejamos agora o quadro de alguem que esta 
em equilibrio: ele da atencao a todas as areas da vida dele de forma 
proporcional, um pouquinho para cada divisao, e o quadro do ser perfeito, 
a pessoa perfeita faz isso. Mas como nos nao somos perfeitos entao qual 
e o nosso quadro? O lado emocional toma conta de 3/4 em detrimento da area
profissional, familiar, social, lazer, fisica, financeira e a area do 
relacionamento.

Voces querem um exemplo de ate aonde vai o nosso desequilibrio emocional? 
E so notar quem tem cachorro pequeno em casa. Se o familiar estiver a ponto 
de estourar o cachorro fica quietinho, nao da um latido. Se o dependente 
chega a sua casa alcoolizado ou drogado, o cachorro e o primeiro a subir em 
cima da cama da dona ou sair de perto dele. So nos proprios nao percebemos isso.

Entao o lado emocional esta em detrimento das outras areas. Qual seria a 
proposta ideal? Que dentro de grupos nos procurassemos abrir esse leque para 
chegar proximo a aquele quadro ao quadro anterior da proporcionalidade.

Quando a pessoa nao quer uma recuperacao, apenas quer aparecer ou fazer de um 
grupo ou de uma terapia um fato social: "estou em terapia", "estou participando 
de A.A. / N.A., NARANON / ALANON"; so colocando uma etiqueta no peito e dizendo 
isso, o que vai acontecer com ele? Recuperacao nao existe, mais vai existir a 
criacao de uma outra area na vida dele: um vazio. Esse vazio e um vazio 
existencial, e um vazio que causa desmotivacao, e um vazio que provoca um estado 
depressivo, ele nao tem animo para nada, fica agressivo, comportamentos identicos 
a aquele que esta usando - inclusive o familiar. O familiar muitas vezes tem 
comportamentos mesquinhos (proprios de quem usa drogas): gritar fora de hora, brigar 
no supermercado, xingar no transito, esquecer o que ia fazer..., igualzinho a quem 
faz uso de alcool/droga, nao tem diferenca nenhuma.

Por que? Porque o familiar esta se drogando com comportamentos, o familiar adora 
muitas vezes cutucar a onca com vara curta, criando certos tipos de provocacao 
que e justamente para ela poder ficar / sentir-se um pouquinho acima do dependente, 
se achar um pouquinho acima: se eu puxar o tapete dele eu subo um degrauzinho. Isso 
e se drogar com emocoes: brigar no supermercado, chutar o cachorro, xingar no 
transito, nao saber esperar a fila de restaurante / banco. Estas coisas nos vamos 
perceber que estao dentro desse vazio. Quando falo desse vazio eu falo do nosso 
lado de desonestidade para conosco mesmos e que esta funcionando.

Entao o quarto passo e um inventario moral, e voce colocar tudo aquilo que voce 
tem no passado para voce se rever. So que eu nao sou so um amontoado de coisas 
negativas, eu tenho o meu positivo, para isso eu preciso tambem olhar nesse 
inventario, para que eu possa dar continuidade a aquilo de positivo que eu tenho..., 
aprimorar o que tenho de positivo, criar alcas resistentes para que eu possa estar 
carregando um passado, do qual eu me jubile / orgulhe.

Porque um passado de drogadicao, um passado de interferencia na vida do outro nao 
e um passado de jubilo, e um passado de orgulho o qual muitos estao se orgulhando 
para poderem continuar o quadro da autopiedade.

Para eu reconhecer todo esse processo, para que eu possa ter condicoes de estar me 
avaliando dentro desse processo de inventario, dessa historia da minha vida eu 
preciso de um passo que e de humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário