sábado, 1 de março de 2014

Ataque de ansiedade!

"... o Poder que nos conduziu a este programa está ainda connosco e continuará a guiar-nos se o deixarmos." Texto Básico, p. 31

Alguma vez tiveste um ataque de pânico? Para onde quer que nos voltemos, as exigências da vida parecem demasiadas. Ficamos paralisados e não sabemos o que fazer. Como é que se trata um ataque de ansiedade? Primeiro, paramos. Não podemos lidar com tudo de uma só vez, por isso paramos por um momento para deixar as coisas assentarem. Fazemos então um inventário das coisas que nos incomodam. Examinamos cada uma, perguntando, "Que importância é que tem, na realidade?" Na maioria dos casos, vamos descobrir que a grande parte dos nossos medos e preocupações não precisa da nossa atenção imediata. Podemos pô-los de lado e concentrar-nos nos assuntos que realmente precisam de ser resolvidos depressa. Paramos então mais uma vez e perguntamo-nos, "Mas afinal quem é que está a controlar isto?" Isso ajuda-nos a recordar que é o nosso Poder Superior quem tem o controlo. Procuramos a vontade do nosso Poder Superior para a situação, seja ela qual for. Podemos fazer isto de muitas maneiras: através da oração, de conversas com o nosso padrinho ou madrinha, ou com amigos de NA, ou indo a uma reunião e pedindo a outros que partilhem as suas experiências. Quando a vontade do nosso Poder Superior se torna clara para nós, rezamos pela capacidade para a concretizar. E, por fim, pomos acção. Os ataques de ansiedade não têm necessariamente que nos paralisar. Podemos utilizar os recursos do programa de NA para lidar com tudo aquilo que se atravesse no nosso caminho.

Só por hoje: O meu Poder Superior não me trouxe até aqui em recuperação para agora me abandonar! Quando a ansiedade atacar, vou dar passos específicos para procurar o contínuo cuidado e orientação de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário