sábado, 28 de setembro de 2013

Esperança

"Gradualmente, à medida que nos centramos mais em Deus do que em nós próprios, o desespero transforma-se em esperança." Texto Básico, p. 106 

Quando usávamos, o desespero era o nosso companheiro implacável. Coloria todos os momentos em que estávamos acordados. O desespero nasceu da nossa experiência na adicção activa: independentemente das medidas que tomávamos para melhorar as nossas vidas, acabávamos por escorregar sempre mais para o fundo da miséria. As tentativas que fazíamos para tentar controlar as nossas vidas levavam-nos frequentemente ao falhanço. Num certo sentido, a nossa admissão de impotência no Primeiro Passo constituiu um reconhecimento de desespero. Os Segundo e Terceiro Passos tiram-nos gradualmente do desespero, para uma nova esperança, companheira do adicto em recuperação. Ao aceitarmos que tantos dos nossos esforços para mudar falharam, viemos a acreditar que existe um Poder superior a nós mesmos. Acreditamos que este Poder, pode - e irá - ajudar-nos. Praticamos o Segundo e Terceiro Passo como uma afirmação da nossa esperança numa vida melhor, virando-nos para esse Poder, em busca de orientação. Conforme vamos confiando cada vez mais num Poder Superior para a gestão do dia-a-dia, começa a desaparecer o desespero que adveio da nossa longa experiência com a auto-suficiência. 

Só por hoje: Vou reafirmar a minha decisão do Terceiro Passo. Sei que, com um Poder Superior na minha vida, a esperança existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário