sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Coragem para mudar

"Concedei-me, Senhor; serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar; a coragem para modificar as coisas que eu posso, e a sabedoria para distinguir umas das outras." Oração da Serenidade 

A recuperação envolve mudança, e a mudança significa fazer as coisas de forma diferente. O problema é que muitos de nós resistem a fazer as coisas de forma diferente; aquilo que estivermos a fazer poderá não estar a resultar, mas pelo menos estamos familiarizados com isso. É preciso coragem para dar um salto para o desconhecido. Como é que encontramos essa coragem? Podemos olhar à nossa volta nas reuniões de NA. Aí vemos outros que descobriram que precisavam de mudar aquilo que estavam a fazer, e que conseguiram. Isso não só ajuda a sossegar o nosso receio de que a mudança - qualquer mudança - significa uma tragédia, como nos dá também o benefício da experiência dessas pessoas com aquilo que de facto resulta, experiência essa que podemos pôr em prática para modificar aquilo que não resulta. Podemos olhar também para a nossa experiência em recuperação. Mesmo que essa experiência se tenha limitado até agora a parar de usar drogas, não deixámos de fazer muitas mudanças nas nossas vidas - mudanças para melhor. Quaisquer que sejam as áreas das nossas vidas onde tenhamos aplicado os passos, descobrimos sempre que a rendição é melhor do que a negação, e a recuperação superior à adicção. A nossa própria experiência e a experiência de outros em NA diz-nos que "modificar as coisas que eu posso" é uma grande parte daquilo que representa a recuperação. Os passos e o poder para os praticar dão-nos a orientação e a coragem de que precisamos para mudar. Não temos nada a recear.

Só por hoje: Eu acolho a mudança. Com a ajuda do meu Poder Superior irei encontrar a coragem para modificar as coisas que eu posso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário