sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Progressão ou regressão

"Este é o nosso caminho para um crescimento espiritual. Mudamos com cada dia... Este crescimento não é o resultado de um desejo, mas sim de acção e de oração." Texto Básico, p. 42 

O nosso estado espiritual nunca é estático; se não estiver a progredir, está a regredir. Se estivermos parados, o nosso progresso espiritual perderá a sua dinâmica ascendente. A pouco e pouco o nosso crescimento irá abrandar, até parar. A nossa tolerância começa a esgotar-se; a nossa vontade de servir os outros desaparece; as nossas mentes fecham-se. Em breve estaremos de volta ao ponto de partida, em conflito com tudo e todos à nossa volta, incapazes de lidar até connosco próprios. A nossa única escolha é participarmos activamente no nosso programa de crescimento espiritual. Rezamos, procurando uma compreensão de um Poder superior a nós mesmos. Abrimos as nossas mentes e mantemo-las abertas, dispostos a aprender a aproveitar aquilo que os outros tenham para partilhar connosco. Demonstramos a nossa boa-vontade para experimentar novas ideias e maneiras de fazer as coisas, vivendo a vida de uma forma inteiramente diferente. O nosso progresso espiritual ganha velocidade e dinâmica, guiado pelo Poder Superior que viemos a compreender melhor de dia para dia. Progredir ou regredir - só há uma escolha, com muito pouco pelo meio, no que diz respeito ao crescimento espiritual. Já vimos que a recuperação não é alimentada por sonhos ou desejos, mas sim por actos e por orações. 

Só por hoje: A única constante no meu estado espiritual é a mudança. Não posso confiar no programa de ontem. Hoje procuro um novo crescimento espiritual através da oração e da acção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário