sábado, 15 de dezembro de 2012

A alegria de partilhar


"Existe um princípio espiritual de dar aquilo que nos foi dado em Narcóticos Anónimos a fim de o mantermos. Ao ajudarmos outros a manterem-se limpos, gozamos o benefício da riqueza espiritual que descobrimos." Texto Básico, p. 56

Vezes sem conta na nossa recuperação, houve pessoas a partilharem livremente connosco aquilo que foi livremente partilhado com elas. Talvez tenhamos sido o alvo de um 12º Passo. Talvez alguém nos tenha levado à nossa primeira reunião. Talvez alguém nos tenha oferecido um jantar quando éramos recém-chegados. Todos nós temos sido o objecto da atenção, do tempo e do amor dos nossos companheiros de NA. Podemos ter perguntado a alguém, "O que é que posso fazer para te pagar de volta?" E a resposta que recebemos foi provavelmente uma sugestão de que façamos o mesmo por um membro mais novo, quando pudermos. À medida que vamos mantendo o nosso tempo limpo e a nossa recuperação, vemo-nos a querer fazer por outros as coisas que alguém já fez por nós, e sentimo-nos felizes por isso. Se ouvimos a mensagem quando estávamos num hospital ou instituição, podemos juntar-nos à nossa subcomissão local de H&I. Talvez possamos oferecer-nos para a linha telefónica. Ou podemos dar do nosso tempo, atenção e amor a um recém-chegado que queiramos ajudar. Foi-nos dado muito em recuperação. Uma dessas maiores dádivas é o privilégio de partilhar com outros aquilo que foi partilhado connosco, sem esperarmos nada em troca. É uma alegria ver que temos algo que pode ser útil para outros, e essa alegria é multiplicada quando a partilhamos. Hoje podemos fazê-lo, livremente e com gratidão. 

Só por hoje: Foi-me dado muito na minha recuperação, e estou profundamente grato por isso. Vou sentir alegria por poder partilhar com outros tão livremente quanto partilharam comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário