sábado, 27 de outubro de 2012

Viver no presente


"Queremos olhar o passado em frente, ver como ele realmente foi, e deixá-lo ir, para podermos viver o dia de hoje." Texto Básico, p. 33

Para muitos de nós, o passado é como um pesadelo. As nossas vidas já não são as mesmas, mas ainda temos recordações emocionais fugazes, extremamente intensas, de um passado realmente doloroso. A culpa, o medo e a raiva, que em tempos nos dominaram, podem manifestar-se nas nossas vidas, complicando os nossos esforços para mudar e crescer. Os Doze Passos são a fórmula que nos ajuda a aprender a pôr o passado no seu lugar. Através do Quarto e do Quinto Passo, ficamos cientes de que o nosso comportamento no passado não resultou. Pedimos a um Poder Superior que nos alivie das nossas imperfeições, no Sexto e no Sétimo Passo, e começamos a sentir-nos aliviados da culpa e do medo que nos dominaram durante tantos anos. No Oitavo e no Nono Passo, ao fazermos reparações, demonstramos aos outros que as nossas vidas estão a mudar. Deixamos de ser controlados pelo passado. Quando o passado deixa de nos controlar, sentimo-nos livres para encontrar um novo modo de vida que reflecte quem verdadeiramente somos.

Só por hoje: Não preciso de ser controlado pelo meu passado. Vou viver este novo dia como a nova pessoa em que estou a tornar-me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário