quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Responsabilidade


"Não somos responsáveis pela nossa doença, mas apenas pela nossa recuperação. À medida que começamos a aplicar aquilo que aprendemos, as nossas vidas começam a mudar para melhor." Texto Básico, p. 102
Quanto mais avançamos na nossa recuperação, menos evitamos a responsabilidade por nós próprios e pelas nossas acções. Ao aplicarmos os princípios do programa de Narcóticos Anónimos, somos capazes de mudar as nossas vidas. A nossa existência ganha um novo sentido ao aceitarmos a responsabilidade e a liberdade de escolha que ela implica. Não tomamos a recuperação por garantida. Tomamos responsabilidade pela nossa recuperação ao trabalharmos os Doze Passos com um padrinho ou madrinha. Vamos a reuniões com regularidade e partilhamos com o recém-chegado aquilo que nos foi livremente dado: a dádiva de recuperação. Envolvemo-nos com o nosso grupo-base e aceitamos a nossa responsabilidade em partilhar a recuperação com o adicto que ainda sofre. À medida que aprendemos a praticar estes princípios espirituais de uma forma eficaz, em todas as áreas das nossas vidas, a qualidade das nossas vidas melhora.

Só por hoje: Ao utilizar os instrumentos espirituais que obtive em recuperação, estou disposto a, e capaz de, fazer escolhas responsáveis.

2 comentários:

  1. BOM DIA AMIGO!!
    Lindo texto perfeito para refletirmos...
    um ótimo dia a você,repleto de muita paz e serenidade!!!
    Grande abraço e TamuJunto.

    ResponderExcluir


  2. "Carpe Diem" quer dizer colha o dia.

    Colha o dia como se fosse um fruto maduro

    que amanhã estará podre.

    A vida não pode ser economizada para amanhã.

    Acontece sempre no presente.

    = Rubem Alves=

    Bons Momentos Luciana, neste novo dia. SPH
    Abrç e fica com Deus.

    ResponderExcluir