segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A alegria dentro de nós


"Desde o início da nossa recuperação que descobrimos que a alegria não vem das coisas materiais, mas sim de dentro de nós." Texto Básico, p. 119 

Alguns de nós chegaram a Narcóticos Anónimos empobrecidos pela sua doença. Perdemos tudo aquilo que possuíamos para a nossa adicção. Uma vez limpos, gastámos todas as nossas energias a recuperar as nossas posses materiais, apenas para nos sentirmos ainda mais insatisfeitos com as nossas vidas do que antes. Outros membros procuraram aliviar a sua dor emocional com coisas materiais. Somos rejeitados por um possível namoro? Vamos comprar qualquer coisa. O cão morreu? Vamos ao centro comercial. O problema está em que não é possível comprar-se o preenchimento emocional, nem sequer a prestações. Não há, propriamente, nada de errado nas coisas materiais. Podem tornar a vida mais confortável, ou mais luxuosa, mas não conseguirão reparar-nos. Onde é que poderemos, então, encontrar a verdadeira alegria? Nós sabemos; a resposta está dentro de nós. Quando é que encontramos alegria? Quando nos oferecemos para servir os outros, sem esperarmos uma recompensa. Encontrámos o verdadeiro calor na comunhão com outros - não só em NA, mas nas nossas famílias, nas nossas relações, e nas nossas comunidades. E encontrámos a fonte mais segura de satisfação no nosso contacto consciente com o nosso Deus. A paz interior, a certeza de estarmos na direcção certa, bem como a segurança emocional, não advêm de coisas materiais, mas sim de dentro de nós. 

Só por hoje: A verdadeira alegria não pode ser comprada. Vou procurar a minha alegria no serviço, na irmandade, no meu Poder Superior - vou procurá-la dentro de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário